17 de nov. de 2011

Perguntas e respostas sobre chocolate.

1. Comer chocolate faz bem para a saúde?O chocolate contém um tipo de gordura que, ao contrário da maioria das gorduras saturadas, não eleva o colesterol. Além disso, ele possui diversos antioxidantes presentes no chocolate amargo atuam contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e ajudam a diminuir o LDL ( o Colesterol "ruim") diminuindo os riscos de doenças cardíacas. O chocolate também contém vitaminas( A, B, C, D e E) e minerais, como ferro, fósforo e magnésio, um nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes.Embora contenha nutrientes e substâncias antioxidantes, que trazem benefícios ao nosso corpo, o chocolate é um alimento rico em gorduras e carboidratos, o que lhe proporciona um alto valor calórico que, em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura corporal, portanto seu consumo deve ser moderado, inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são poucos recomendados devido as gorduras do leite( saturadas).

2. Quanto devemos comer por dia?Não há quantidade de chocolate recomendada, porém, de acordo com a pirâmide alimentar (PHILIPPI, S. T. et al., 1996), que é um guia de alimentação saudável, devemos consumir apenas 1 ou 2 porções de doces (incluindo açúcar) por dia: 1 porção de doce corresponde a 20g de chocolate ao leite OU 2 bombons pequenos OU 1 bombom com recheio de amendoim OU 1 trufa média (30g). A oOrganização Mundial de Saúde não recomenda o uso de nenhum tipo de doce. Para os chocólatras o importante é não ultrapassar o limite diário de 50g, devido ao alts teores de açúcar e gordura.

3. Qual é o que engorda menos?A composição dos diferentes tipos de chocolate (amargo, ao leite e branco) é muito parecida em termos de calorias, porém os chocolates com outros componentes (castanhas, amendoim, avelã, crocante, etc.) costumam ser mais calóricos pois a maiorias destes ingredientes adicionados é rica em calorias! Calorias dos chocolates por 100g: Crocante, 553, branco, 550, ao leite, 540 e o amargo, 537.

Nenhum comentário:

Postar um comentário